quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Luto


Dona Mariazinha (1917-2011)

Dona Mariazinha (1917-2011), mãe do prefeito Luciano Bispo de Lima!
Itabaiana amanheceu sob luto por ocasião da morte de Dona Mariazinha, após um mês e meio de internamento. Foram mais de noventa anos vividos aqui em nossa querida cidade e muitos legados deixados por essa itabaianense inesquecível. 

Maria do Espírito Santo Lima, conhecida por D. Mariazinha, nasceu em 21 de fevereiro de 1917, no povoado Terra Vermelha, município de Itabaiana, filha do casal João Fagundes de Lima e Anna Maria do Espírito Santo. Os pais dela tinham mais 17 filhos e eram pequenos lavradores e sitiantes dedicados à religião católica e de reputada moral. Duas de suas irmãs tornaram-se freiras. A pequena Maria viveu a infância com os seus pais. Ajudava no sustento da família, cuidando da casa e dos irmãos menores. Recebeu, como era comum na época, uma educação escolar deficiente. Aprendeu a escrever, ler e pequenos cálculos, o suficiente para uma pessoa que teve a vida como a grande escola.

Na mocidade conheceu José Bispo de Lima, Zezé de Bevenuto, e os dois tornaram-se namorados. Contraiu matrimônio em 1937, aos 20 anos de idade. O esposo era seis anos mais velho e um rapaz honrado, trabalhador e respeitado em toda região. Assim, Maria deixou o lar materno para constituir família. O casal resolve vir morar na sede municipal e viver do pequeno comércio de sandália e da renda oriunda de uma fazenda. Começam a vir ao mundo os primeiros filhos. Zezé de Bevenuto vive pouco em casa, desloca-se constantemente para cuidar da fazenda Pau de Colher, em Carira, enquanto a esposa cuida dos negócios da família, do lar e dos filhos. Assim se passaram muitos anos ( e décadas) na família Bispo de Lima.

Mesmo pouco alfabetizada e com o esposo semianalfabeto, garantiu, com o suor de seu trabalho, educação esmeraldina aos filhos. Foram nove ao todo, a saber: Antonio (in memorian), Renato (in memorian), Nivalda (in memorian), Edvalda, Tereza, Ana Maria, Roberto, Arnaldo e Luciano. Este último é protagonista do maior momento democrático da História de Itabaiana. Nas últimas décadas, Dona Mariazinha vê seus filhos se destacarem com boas ações para a sociedade itabaianense, trazendo progresso com liberdade para a terra de seus pais e avós.

Há mais de uma década encontrava-se debilitada. Vivia acamada, recebendo cuidados especiais, porém lúcida. Já não tinha a mesma força de antes, mas seu olhar transmitia a energia de uma jovem. Em 08 de novembro de 2005, a morte leva o companheiro de quase sete décadas de convivência. Um duro golpe do destino para ela e família. Seis anos depois era a sua vez...

D. Mariazinha faleceu com 94 anos de idade na condição de mãe, avó, bisavó... Uma itabaianense a ser lembrada nos anais da História de Itabaiana por seu testemunho vivo de mãe zelosa e solidária com os mais necessitados. Se seus filhos se destacam na sociedade sergipana devem muito à educação dessa mãe exemplar.

Wanderlei Menezes
Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário